sábado, 18 de abril de 2009

Rua


Eu sou o Street Walker,
aquele que não anda apenas na rua
aquele que não olha apenas para as pessoas que passam

eu sou aquele que dá atenção até às coisas mais pequenas
até ao mais pequeno pormenor dos problemas
olho para todos os lados
vejo dor e sofrimento
vejo alegria e emoção
sinto
cheiro
oiço
vejo
não olho apenas

vejo sorrisos
oiço gargalhadas
cheiro o doce aroma da alegria

vejo lágrimas
corações destroçados
oiço choros prolongados
cheiro o terrível aroma da dor

a rua é uma selva
cheia de cheiros, emoções, olhares que se cruzam
paixões que começam e acabam
amizades que passeiam
alegria, tristeza, dor,
sentido, esperança, dignidade, cor
revolta, fúria, ansiedade
tantas emoções que passam despercebidas a maior parte das vezes quando se passeia na rua

para que serve a rua afinal?
para passear, levar os olhos fechados e ver apenas o caminho em frente? não olhar para os desconhecidos que nada nos significam? saber apenas dizer que temos para onde ir e andamos apressados para lá chegar?
saber que por vezes apenas vamos na rua por andar sem preocupações?

a rua é um Mundo, uma avenida prolongada de pensamentos
um lugar de sonhos e carinhos
a rua não serve apenas para caminhar para chegar a qualquer sítio ou para andar por andar.
numa rua não se olha, vê-se, sente-se, cheira-se...
toma-se atenção para tudo o que nos rodeia.
numa rua sonha-se

numa rua vive-se.

3 comentários:

  1. É na rua que muitas vidas se cruzam.
    É na rua que muitas vias se confundem.
    É na rua que vemos medo.
    É na rua que vemos alegria.
    E é na rua que nos vemos a nós próprios reflectidos nos outros.

    Keep Going :D

    ResponderEliminar
  2. È na rua que se soltam os suspiros
    Que se vê ao espelho a alegria, a tristeza,
    O calor e frieza,
    De cada olhar itenso e imenso
    Que se passeia sem caminhos traçados
    E vagueia em ventos passados...

    Parabens pelo poema continua, está espectacular

    ResponderEliminar
  3. Este é, sem duvida, dos teus textos com que mais me identifico! Pela realidade em si.. a força das tuas palavras é tão clara. a lucidez do que sentes é-me revitalizante. pois eu nao passo apenas pelas ruas com o objectivo de atingir um destino, eu passeio nelas, eu sinto nelas, eu vivo nelas.. partilho dos sentimentos e emoções dos outros.. é unico.. digamos que, hummm, diferente. mas julgo que essencial!

    foi mesmo bom ler este texto. fizeste-me sentir q nao estou sozinho nisso o que é realmente aprazivel. bem, mais algo em comum! (:

    ResponderEliminar